Cavaquinho

Aulas de Cavaquinho em Curitiba – Curso de Cavaquinho Escola Dó Maior

Nas aulas de Cavaquinho trabalha-se a consciência do instrumento (localização de notas, arpejos e escalas), as formas de notação (partitura, cifra e tablatura), os aspectos motores (técnica de palheta, postura etc.) e a linguagem do instrumento como acompanhante e como solista.

 

Tudo sempre aplicado ao repertório, explorando todas as variantes do samba e do choro e seus gêneros por excelência e também as interações com outros gêneros brasileiros, do tradicional ao pop,as aulas são diretas e objetivas, com resultados rápidos e uma formação sólida a médio e longo prazo.

 

Indispensável nas rodas da MPB, o cavaquinho é sempre um show à parte. Seu som e suas possibilidades rítmicas representam a essência da música de roda. No curso de cavaco o aluno aprende como acompanhar cantores e grupos e como realizar performances solo. Em aula são desenvolvidos conteúdos teóricos e práticos que permitem ao aluno executar um variado repertório de samba, chorinho e outros estilos.

Compartilhe a Nossa Página!

COMO​ ​O​ ​SOM​ ​É​ ​PRODUZIDO​ ​EM​ ​UM​ ​CAVAQUINHO?

 

Aulas de Cavaquinho CuritibaSendo da família de cordas, o cavaquinho funciona através da vibração das cordas, que quando “tocadas” soam. Há três principais maneiras de fazer a corda vibrar: quando dedilhada, quando percutida ou quando friccionada.

 

O cavaco tem 12 trastos e era afinado originalmente em ré-lá-si-mi. No entanto, as suas quatro cordas, também podem ser afinadas em ré-si-sol-sol e outras variações. O cavaquinho é um instrumento com possibilidades harmônicas e melódicas e que costuma a ser utilizado em diversos estilos musicais brasileiros com origem no Rio, onde está concentrada a maior colônia portuguesa do país.

HISTÓRIA​ ​DO​ ​CAVAQUINHO

 

O cavaquinho é um instrumento tipicamente brasileiro, e não apenas por seu papel de protagonista em nossos estilos consagrados como o samba, o pagode e o choro, mas o próprio imaginário deste instrumento parece irremediavelmente vinculado ao Brasil. Assim como as origens do nosso país, este pequeno “violão” também veio de Portugal, na região do Minho, onde é chamado de braguinha, braga, machete, machetinho ou machete-de-braga. Derivado da família dos cordofones, este prodígio ganhou o mundo e se tornou muito popular em diversos locais como Cabo Verde, Moçambique, Hawaii e Madeira.

Aulas Cortesias

 

Para aqueles que ingressaram em nossa instituição,e independente do curso que façam, disponibilizamos aulas cortesias de Teoria Musical, prática de Canto Coletivo, prática de Orquestra ou prática de Banda.

O compromisso da nossa escola é despertar em nossos alunos o gosto pela música e o compromisso de formar músicos completos e capacitados, independe de suas escolhas futuras.

Agende uma aula experimental GRATUITA!

× Como posso te ajudar?