Guitarra

Aulas de Guitarra em Curitiba – Curso de Guitarra Escola Dó Maior

Independente de um estudo casual ou aprofundado do instrumento, as aulas de guitarra darão ao aluno uma oportunidade fascinante de estudar os diversos mestres da guitarra, pedaleiras, efeitos, arpejos, composição e, certamente, a de ter papel de destaque na banda.

 

A guitarra é um dos instrumentos mais valorizados na música contemporânea. Ela é parte fundamental de uma série de estilos, entre eles o jazz, o pop, o rock e o heavy metal, mas também está presente em muitos outros estilos. Um estudo casual ou aprofundado do instrumento dará ao aluno uma oportunidade fascinante de estudar os diversos mestres da guitarra, pedaleiras, efeitos, arpejos, composição e, certamente, a de ter papel de destaque na banda. As aulas de guitarra são ministradas pela Escola de Música Dó Maior, localizada no bairro do Portão em Curitiba.

Compartilhe a Nossa Página!

Como o som é produzido numa guitarra elétrica?

 

Aulas de Guitarra CuritibaA guitarra elétrica é um instrumento de cordas com um braço e um corpo, que usa um captador para converter a vibração de suas cordas em sinais elétricos. A vibração ocorre quando o guitarrista toca as cordas com os dedos, palheta, ou qualquer outro objeto.

 

As vibrações geradas são detectadas por um captador, mais comumente por um captador magnético que usa o princípio da indução eletromagnética direta. O sinal gerado por uma guitarra elétrica é muito fraco para alimentar um alto-falante, então ele deve ser conectado a um amplificador de potência para em seguida ser enviado para um alto-falante, o que faz um som alto o suficiente para ouvir.

 

A saída de uma guitarra, sendo um sinal elétrico, pode ser facilmente alterado por circuitos eletrônicos para modificar o som. Muitas vezes, o sinal é modificado usando efeitos como reverb e distorção e “overdrive”, que simula ou reproduz o tipo de distorção gerado pelas válvulas, muito usado no blues e rock.

História da Guitarra Elétrica

 

As primeiras guitarras

Antes das modernas guitarras elétricas de corpo sólido, luthiers e fabricantes de guitarra experimentavam amplificar o som das guitarras acústicas usando microfones ou captadores de tungstênio. Os captadores de tungstênio foram usados ​​para modificar os instrumentos acústicos a serem amplificados. Estes geralmente  eram colocados no orifício de som abaixo das cordas.

Rickenbacker

Guitarra Rickenbacker Frying PanAguns acreditam que a guitarra elétrica foi inventada por Les Paul, mas o crédito vai na verdade para o músico George Beauchamp  e o engenheiro elétrico Adolph Rickenbacker, que são legitimamente considerados os inventores da primeira guitarra elétrica amplificável moderna e comercialmente viável.

A primeira guitarra elétrica criada pela Rickenbacker em 1931, foi a famosa “Frying Pan”, que ganhou esse nome devido ao seu formato de frigideira. Mais de 2700 unidades foram produzidas e vendidas.

Fender

Em 1946, Leo Fender projetou uma guitarra elétrica de corpo sólido com um captador. Em 1950, Fender introduziu um corpo sólido num protótipo de guitarra chamado Esquire. O protótipo Esquire tinha apenas um  pickup,  em 1951 este modelo foi lançado comercialmente já com dois captadores e renomeado para Broadcaster. Mais tarde a Broadcaster foi novamente renomeada para o seu nome atual, Telecaster.

Embora existissem outros protótipos de guitarra elétrica nesta época, a Telecaster e tornou-se a primeira guitarra de corpo sólido a ser produzida.

A Fender lançou a  Stratocaster em 1954, que se tornou muito popular para músicos como Eric Clapton, Jimi Hendrix, Eric Johnson, Stevie Ray Vaughn e muitos outros.

Gibson

Também no ano de 1946,  o músico e inventor Les Paul trabalhava em ideias para uma guitarra elétrica de corpo sólido que mais tarde seria chamada de “log guitar” porque era feita de um bloco de madeira de 4×4 no qual eram fixados o braço e as duas metades da caixa de resssonância.

 

Em 1952 a empresa Gibson Guitar endossou  Les Paul a colocar sua assinatura em suas primeiras guitarras de corpo sólido. A guitarra Gibson Les Paul, assim como as Fender Strato e Telecaster se tornaram ícones. As guitarras Gibson Les Paul tornaram-se populares com os guitarristas que preferiam os captadores de humbucker. Algumas guitarras da Les Paul Signature são tocadas e endossadas por guitarristas como Jimmy Page, Pete Townshend, Joe Perry, Slash e Zakk Wylde.

 

Agora que você já conheceu mais sobre este fantástico instrumento, Agende a sua Aula de Guitarra Experimental Gratuita na Escola Dó Maior.

Aulas Cortesias

 

Para aqueles que ingressaram em nossa instituição,e independente do curso que façam, disponibilizamos aulas cortesias de Teoria Musical, prática de Canto Coletivo, prática de Orquestra ou prática de Banda.

O compromisso da nossa escola é despertar em nossos alunos o gosto pela música e o compromisso de formar músicos completos e capacitados, independe de suas escolhas futuras.

Agende uma aula experimental GRATUITA!

× Como posso te ajudar?