Flauta Transversal

Aulas de Flauta Transversal em Curitiba – Curso de Flauta Transversal Escola Dó Maior

O curso de flauta transversal visa a passagem de elementos tanto teóricos quanto práticos aos alunos, sempre observando sua identidade musical e suas necessidades de conhecimento, respeitando seu tempo de desenvolvimento cognitivo. Focando a leitura musical, as aulas de flauta transversal buscam também incentivar a integração com outros alunos, promovendo a prática em grupo significativa.

 

A Flauta Transversal possui uma sonoridade peculiar. O instrumento é essencialmente melódico usado em solos, duetos, pequenas e grandes formações instrumentais.

 

A Flauta Transversal possui forte presença na música erudita e popular, neste curso introdutório ao instrumento são trabalhados em sala de aula os dois estilos musicais, despertando no aluno o interesse pelo instrumento de modo completo.

Compartilhe a Nossa Página!

COMO SOM É PRODUZIDO EM UMA FLAUTA TRANSVERSAL

 

Aulas de Flauta Transversal Curitiba

Na flauta, a emissão do som é relativamente fácil, levando ao virtuosismo quase espontâneo no que diz respeito à velocidade.

Não tão fácil é obter um som vibrante sem ser vulgar no forte ou inconsistente no piano.

A flauta doce é um instrumento da família dos sopros, da família das madeiras, e como tal funciona pela vibração da coluna de ar dentro do tubo do instrumento. Essa vibração é produzida da mesma forma que em um apito: existe um canal que dirige o fluxo de ar ao encontro de uma parede que divide o fluxo em dois, chamaremos esta parede de lábio, e o lábio se encontra na janela da flauta.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

HISTÓRIA DA FLAUTA TRANSVERSAL

 

A flauta foi um dos primeiros instrumentos musicais criados pela humanidade. Surgiu há pelo menos 60 mil anos, de acordo com pinturas nas cavernas. Por isso, é impossível saber ao certo quem a inventou.As primeiras peças pareciam apitos, pois só tinham um buraco.

 

Ao longo das décadas, o instrumento continuou a sofrer modificações e ganhou orifícios (buraquinhos que definem as notas). Um dos músicos que mais fizeram melhorias no instrumento foi o alemão Theobald Boehm, que detectou os principais problemas de afinação. Entre as mudanças mais importantes do inventor, estão a alteração nas posições dos furinhos e a implantação de um sistema de chaves (tipo de botões) para se ter mais notas.

 

Hoje, a flauta transversal é feita de metal. Segundo especialistas, o material é superior à madeira porque permite maior intensidade do som, melhor afinação e facilidade de uso das chaves. Ela é formada por três partes: a cabeça, em que o músico coloca a boca para soprar e emitir som; o corpo, que tem orifícios e chaves; e o pé, que possui algumas chaves para produzir os sons mais graves do instrumento.

 

Agora que você já conhece mais sobre este fantástico instrumento, Agende a sua Aula de Flauta Transversal Experimental Gratuita na Escola Dó Maior.

Aulas Cortesias

 

Para aqueles que ingressaram em nossa instituição,e independente do curso que façam, disponibilizamos aulas cortesias de Teoria Musical, prática de Canto Coletivo, prática de Orquestra ou prática de Banda.

O compromisso da nossa escola é despertar em nossos alunos o gosto pela música e o compromisso de formar músicos completos e capacitados, independe de suas escolhas futuras.

Agende uma aula experimental GRATUITA!

× Como posso te ajudar?