Saxofone

Aulas de Saxofone em Curitiba – Curso de Saxofone Escola Dó Maior

As aulas de saxofone presentes no curso Dó Maior, combinam os melhores autores do mercado com material produzido especificamente para cada aluno, para desenvolver a sonoridade, a afinação, a técnica, a leitura e a improvisação, sempre em função do repertório de sua preferência.

De grande tradição no jazz e na música brasileira, o saxofone, com seu timbre rico e versátil e sua mecânica ágil, o saxofone executa com facilidade melodias de todos os gêneros de música.

E o aluno pode optar entre os membros da família dos saxofones: o alto, o tenor (os mais comuns) o soprano ou o barítono.

Compartilhe a Nossa Página!

COMO O SOM É PRODUZIDO EM UM SAXOFONE?

 

Aulas de Saxofone Curitiba

O que faz uma nota soar mais grave ou aguda que a outra, nos instrumentos de sopro, é a velocidade do ar. Para tocar uma nota grave, você precisa de muita quantidade de ar e de pouca velocidade, e para tocar uma nota aguda, você precisa de pouca quantidade de ar e de muita velocidade. Para se ter uma ideia mais exata, uma oitava corresponde exatamente ao dobro da vibração, e duas oitavas ao dobro do dobro, ou seja quatro vezes mais.

 

Para produzir o som do saxofone, você deve morder a parte superior da boquilha e dobrar ligeiramente. Após formar a embocadura como foi explicado acima, colocamos a ponta da língua na ponta da palheta de forma que impeça completamente a entrada de ar e em seguida soprando e retirando a língua com velocidade, como se você fosse cuspir uma bolinha de papel.

 

HISTÓRIA DO SAXOFONE

 

O saxofone é um instrumento fabricado em metal, geralmente latão, com chaves, numa mecânica semelhante à do clarinete e à da flauta. É composto basicamente por um tubo cônico, com cerca de 26 orifícios que têm as aberturas controladas por cerca de 23 chaves vedadas com sapatilhas feitas de couro e uma boquilha que pode ser de metal ou de resina, na qual se acopla uma palheta de bambu ou de material sintético.

Ao contrário da de muitos dos modos de instrumentos tradicionais, que para chegar aos seus formatos atuais foram evoluídos de instrumentos mais antigos, dos quais muitas vezes não se conhece o inventor, o saxofone foi um instrumento deliberadamente inventado. Seu inventor foi o belga Antoine Joseph Sax, filho de um fabricante de instrumentos musicais, Adolphe Sax aos 25 anos foi morar em Paris, onde começou a trabalhar no projeto de novos instrumentos. Ao adaptar uma boquilha semelhante à do clarinete a um oficleide, Sax teve a ideia de criar o saxofone. A data exata da criação foi no ano de 1841;

 

Ao longo do tempo, diversas modificações foram feitas, como a chave de registro automática, introduzida no início do século XX em substituição às duas chaves de registro que deveriam ser alternadas manualmente pelo instrumentista. Entretanto, as características gerais do instrumento permanecem as mesmas dos originais criados por Adolphe Sax

 

Agora que você conhece mais sobre este instrumento, Agende a sua Aula de Saxofone Experimental Gratuita na Escola Dó Maior.

Aulas Cortesias

 

Para aqueles que ingressaram em nossa instituição,e independente do curso que façam, disponibilizamos aulas cortesias de Teoria Musical, prática de Canto Coletivo, prática de Orquestra ou prática de Banda.

O compromisso da nossa escola é despertar em nossos alunos o gosto pela música e o compromisso de formar músicos completos e capacitados, independe de suas escolhas futuras.

Agende uma aula experimental GRATUITA!

Salvar

× Como posso te ajudar?