Acordeon, Sanfona ou Gaita

Como funcionam as aulas de acordeon?

O Curso de Acordeon  tem como objetivo transmitir os conceitos para aqueles que nunca tiveram contato com Acordeon ou para aqueles que possuem algumas noções e que desejam aperfeiçoar as suas técnicas.
Nas aulas de Acordeon são trabalhadas as técnicas e a execução das primeiras notas e músicas com o auxílio do material didático que o aluno irá receber ao iniciar o curso.
O Acordeon (Acordeão ou mais conhecido no Brasil também chamado popularmente sanfona e gaita) é um instrumento musical aerofone de origem alemã, composto por um fole, palhetas livres e duas caixas harmônicas de madeira.

Compartilhe a Nossa Página!

COMO​ ​O​ ​SOM​ ​É​ ​PRODUZIDO​ ​EM​ ​UM​ ​ACORDEON?

 

 

O Acordeon possui palhetas, fixadas em pequenos suportes de madeira chamados de castelos, desta forma o som é criado quando o ar que está no fole passa por pequenos tubos nos castelos que o direcionam até as palhetas, com a pressão do ar as palhetas vibram gerando o som. Quanto maior o tamanho da palheta, mais grave o som produzido. Quanto mais forte o ar é forçado para as palhetas, mais intenso é o som. O movimento do fole é controlado com o braço esquerdo.

HISTÓRIA​ ​DO​ ​ACORDEON

 

Foi um instrumento desenvolvido por volta de 1829 na Áustria. Anteriormente houveram várias construções até o seu aprimoramento.

Sua construção foi baseada num instrumento de sopro chinês chamado Cheng, com o mesmo sistema de palhetas. O Cheng é o percursor do Harmónio e do Acordeon, pois foi o primeiro a ser idealizado e construído na família dos instrumentos de palheta.

 

O Acordeon tornou-se popular principalmente no nordeste, centro-oeste e sul do Brasil. Os primeiros gêneros (fado, valsa, polca, bugiu, caijun etc.) retratavam o folclore dos imigrantes portugueses, alemães, italianos, franceses e espanhóis.

Porém, no Nordeste (onde o acordeon é conhecido como sanfona) e deu-se início a um novo ritmo, o forró, característico do nordeste brasileiro, no qual um dos principais instrumentos musicais é o Acordeon.

A sanfona brasileira é “parente” do acordeão cromático de botão com 120 baixos. Denominada acordeon, foi patenteada em Viena, em 1829, mas só adquiriu o teclado 20 anos depois.

 

Agora que você já conheceu mais sobre este fantástico instrumento, Agende a sua Aula de Acordeon Experimental Gratuita na Escola Dó Maior!

Aulas Cortesias

 

Para aqueles que ingressaram em nossa instituição,e independente do curso que façam, disponibilizamos aulas cortesias de Teoria Musical, prática de Canto Coletivo, prática de Orquestra ou prática de Banda.

O compromisso da nossa escola é despertar em nossos alunos o gosto pela música e o compromisso de formar músicos completos e capacitados, independe de suas escolhas futuras.

Agende uma aula experimental GRATUITA!

× Como posso te ajudar?