Canto Lírico

Aulas de Canto Lírico em Curitiba – Curso de Canto Lírico Escola Dó Maior

Nas aulas de canto lírico são tratadas gradualmente a base técnica da voz cantada, a expressividade artística e a capacidade de percepção e transmissão de ideias musicais dentro de estilos e períodos específicos. O Canto Erudito é capaz de despertar a profundidade da alma, onde o cantor expressa toda a beleza e sutileza das músicas criadas por compositores eruditos.

 

O Canto Lírico, é um gênero musical artístico teatral que consiste em um drama encenado acompanhada de um instrumento, ou seja, uma composição dramática em que se combinam música instrumental e o canto propriamente dito, com presença ou não de diálogo falado além da competência técnica, aprendendo a cultivar a constante do desenvolvimento vocal e musical na arte.

 

Ser um cantor lírico requer uma série de exigências e, principalmente, dedicação!

 

Isso sem falar no trabalho vocal, já que a voz precisa ser muito mais potente do que a de um cantor popular. O trabalho de amplificação da voz é muito maior. Um cantor de ópera tem que conseguir se sobressair, sem usar microfone. Pode não parecer fácil, mas não é impossível. Com muita dedicação e esforço e com o auxílio de professores qualificados estamos prontos para prepará-lo para os grandes palcos de Ópera.

Compartilhe a Nossa Página!

HISTÓRIA​ ​DO​ ​CANTO​ ​LÍRICO

 

Em meados dos séculos 15 e 16, desenvolveu-se muito um tipo de escrita, inventada anteriormente, que privilegiava a simultaneidade de melodias – o que chamamos polifonia (a técnica de composição nesse estilo chama-se contraponto). Havia uma grande independência entre as vozes, o que dava margem a diversos ornamentos improvisados pelos cantores, de certo modo comparáveis às liberdades tomadas hoje por um cantor de jazz. No final desse período, com a oratória e o canto colocados cada vez mais a serviço do texto – claramente enfatizando a importância deste -, surgiu a “melodia acompanhada”, com a conseqüente valorização do “solista”.

 

Apareceram novas formas de expressão vocal, como os recitativos e as árias, o que estabeleceu o cenário perfeito para o nascimento, no início do século 17, de um gênero que teve um enorme impacto na arte e na técnica do canto: a ópera.Enquanto no Renascimento o modelo de música era predominantemente vocal, referência para todos os outros instrumentistas, no período que se seguiu houve uma verdadeira explosão de música instrumental. É o Barroco (1600-1750), em que floresceram a ópera e outras formas musicais, como o concerto, por exemplo (composição instrumental para solista e orquestra).

 

Com o desenvolvimento dessa música instrumental e a importância cada vez maior do solista, é natural que o canto passasse a incorporar desenhos melódicos característicos da música instrumental, o que levou a exigências técnicas também cada vez maiores, devido ao crescente virtuosismo vocal. Se antes os instrumentos “imitavam” a voz, agora esta é que “imita” os instrumentos.

Salvar

QUAIS​ ​AS​ ​DIFERENÇAS​ ​ENTRE​ ​CANTO​ ​LÍRICO​ ​E​ ​O​ ​POPULAR?

 

Quando falamos a respeito de intensidade o canto lírico exige grande volume ou potência vocal; a voz deve alcançar toda a platéia, mesmo cantando junto com uma orquestra sinfônica, sem usar microfone; já no canto popular o microfone permite uma emissão no nível da fala, com naturalidade. O cantor regula o volume através da sua emissão vocal e também através do equipamento (microfone).

 

Levando em consideração a qualidade vocal o canto lírico já estipula cânones (“padrões”) tais que são estabelecidos há muito tempo e que devem ser respeitados, de acordo com cada tipo de voz; em contrapartida, no canto popular o conceito de “boa voz” é mais flexível, e valoriza um estilo pessoal, uma voz que se identifique como uma “marca”.

Aulas Cortesias

 

Para aqueles que ingressaram em nossa instituição,e independente do curso que façam, disponibilizamos aulas cortesias de Teoria Musical, prática de Canto Coletivo, prática de Orquestra ou prática de Banda.

O compromisso da nossa escola é despertar em nossos alunos o gosto pela música e o compromisso de formar músicos completos e capacitados, independe de suas escolhas futuras.

Agende uma aula experimental GRATUITA!

× Como posso te ajudar?