Flauta Doce

Aulas de Flauta Doce em Curitiba – Curso de Flauta Doce Escola Dó Maior

A flauta tem uma técnica específica dentro da música popular ou erudita. O instrumento é essencialmente melódico usado em contraponto, solo ou em dueto com outro instrumento ou voz.

 

O curso visa a passagem de elementos tanto teóricos quanto práticos aos alunos, sempre observando sua identidade musical e suas necessidades de conhecimento, respeitando seu tempo de desenvolvimento cognitivo. Focando a leitura musical, as aulas de Flauta Doce buscam também incentivar a integração com outros cursos e alunos, promovendo a prática em grupo significativa.

Compartilhe a Nossa Página!

COMO SOM É PRODUZIDO EM UMA FLAUTA DOCE?

 

Aulas de Flauta Doce CuritibaA flauta doce é um instrumento musical de sopro. O flautista sopra um apito que tem um tubo como caixa de ressonância do som.

Ao tapar todos os furos da flauta, esta produz o som mais grave (com comprimento de onda do tamanho do tubo).

Deixando os furos abertos, diminuímos o fluxo de ar na flauta (volume acústico), que passa a oscilar em comprimentos de onda menores (maior freqüência)

As flautas doces possuem dois sistemas de digitação, muito utilizados hoje: a digitação germânica e a digitação barroca. Estes sistemas diferem-se apenas em uma leve alteração do diâmetro e posicionamento de alguns furos, o que altera grandemente a maneira com que se colocam os dedos na flauta para tocar algumas notas.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

HISTÓRIA DA FLAUTA DOCE

 

A origem deste instrumento está nos antigos instrumentos folclóricos que ainda podem ser encontrados em diversas partes da Europa hoje, como o czakan, da Hungria(dez furos) ou a flauta dupla da antiga Iugoslávia. Muitos destes instrumentos eram feitos de tubos de bambu ou cana naturais, enquanto a flauta doce era um instrumento torneado em madeira. Foi o instrumento musical mais popular na Idade Média.

 

Ela produz um som melodioso. Como todo instrumento musical, para ser tocada, é necessário estudo de suas técnicas. É o mais antigo dos instrumentos da família de tubo interno.

 

Agora que você já conhece mais sobre este instrumento, Agende a sua Aula de Flauta Doce Experimental Gratuita na Escola Dó Maior.

Programa do Curso

[kswr_interactiveiconbox iib_height=”180″ iib_icon=”km-icon-music2″ iib_icon_size=”50″ iib_icon_padding=”30″ iib_icon_color=”{“type“:“color“,“color1“:“rgba(255, 255, 255, 1)“,“color2“:“#555“,“direction“:“to left“}” iib_icon_area_bg=”{“type“:“color“,“color1“:“rgba(153, 191, 56, 1)“,“color2“:“transparent“,“direction“:“to left“}” iib_title_font_style=”font-family:Default;font-weight:inherit;” iib_title_color=”#ffffff” iib_subtitle_color=”#999999″ iib_info_area_bg=”{“type“:“color“,“color1“:“#4f621d“,“color2“:“#f9f9f9“,“direction“:“to left“}” iib_info_font_style=”font-family:Default;font-weight:500;” iib_info_color=”#ffffff” iib_title=”1″ iib_info_content=”Pentacordes – Maiores e menores
Escalas Sustenidos e Bemóis
Escalas menor, harmônica e melódica
Arpejos
Preparação Técnica
Aspectos de digitação
Articulação, respiração e expiração” iib_image_enable=”0″ iib_title_font_def=”0″ iib_subtitle_font_def=”1″ iib_info_font_def=”0″ iib_padding=”padding-top:50px;padding-bottom:50px;padding-left:50px;padding-right:50px;” iib_margin=”margin-top:0px;margin-bottom:0px;” iib_title_font_size=”font-size:50px;” iib_info_font_size=”font-size:14px;line-height:18px;”]
[kswr_interactiveiconbox iib_height=”180″ iib_icon=”km-icon-music2″ iib_icon_size=”50″ iib_icon_padding=”30″ iib_icon_color=”{“type“:“color“,“color1“:“rgba(255, 255, 255, 1)“,“color2“:“#555“,“direction“:“to left“}” iib_icon_area_bg=”{“type“:“color“,“color1“:“rgba(153, 191, 56, 1)“,“color2“:“transparent“,“direction“:“to left“}” iib_title_font_style=”font-family:Default;font-weight:inherit;” iib_title_color=”#ffffff” iib_subtitle_color=”#999999″ iib_info_area_bg=”{“type“:“color“,“color1“:“#4f621d“,“color2“:“#f9f9f9“,“direction“:“to left“}” iib_info_font_style=”font-family:Default;font-weight:500;” iib_info_color=”#ffffff” iib_title=”2″ iib_info_content=”Sonoridade e afinação
Noções de extensões
Noção de execução
Postura
Técnica de sopro
Teoria musical
Duração das notas” iib_image_enable=”0″ iib_title_font_def=”0″ iib_subtitle_font_def=”1″ iib_info_font_def=”0″ iib_padding=”padding-top:50px;padding-bottom:50px;padding-left:50px;padding-right:50px;” iib_margin=”margin-top:0px;margin-bottom:0px;” iib_title_font_size=”font-size:50px;” iib_info_font_size=”font-size:14px;line-height:18px;”]
[kswr_interactiveiconbox iib_height=”180″ iib_icon=”km-icon-music2″ iib_icon_size=”50″ iib_icon_padding=”30″ iib_icon_color=”{“type“:“color“,“color1“:“rgba(255, 255, 255, 1)“,“color2“:“#555“,“direction“:“to left“}” iib_icon_area_bg=”{“type“:“color“,“color1“:“rgba(153, 191, 56, 1)“,“color2“:“transparent“,“direction“:“to left“}” iib_title_font_style=”font-family:Default;font-weight:inherit;” iib_title_color=”#ffffff” iib_subtitle_color=”#999999″ iib_info_area_bg=”{“type“:“color“,“color1“:“#4f621d“,“color2“:“#f9f9f9“,“direction“:“to left“}” iib_info_font_style=”font-family:Default;font-weight:500;” iib_info_color=”#ffffff” iib_title=”3″ iib_info_content=”Leitura de rítmica e melódica
Repertório diversificado
Apostila com repertórios populares e clássica
Musicas própria para cada faixa etária
Pratica em conjunto
Performance de palco
E muito MAIS…” iib_image_enable=”0″ iib_title_font_def=”0″ iib_subtitle_font_def=”1″ iib_info_font_def=”0″ iib_padding=”padding-top:50px;padding-bottom:50px;padding-left:50px;padding-right:50px;” iib_margin=”margin-top:0px;margin-bottom:0px;” iib_title_font_size=”font-size:50px;” iib_info_font_size=”font-size:14px;line-height:18px;”]

Aulas Cortesias

 

Para aqueles que ingressaram em nossa instituição,e independente do curso que façam, disponibilizamos aulas cortesias de Teoria Musical, prática de Canto Coletivo, prática de Orquestra ou prática de Banda.

O compromisso da nossa escola é despertar em nossos alunos o gosto pela música e o compromisso de formar músicos completos e capacitados, independe de suas escolhas futuras.

Agende uma aula experimental GRATUITA!

× Como posso te ajudar?