Harmônica

Como funcionam as aulas de Harmônica ou Gaita de Boca?

As aulas de harmônica ou gaita de boca do curso Dó Maior trazem ao aluno um aprendizado musical diferente, trabalha-se o lado da intuição buscando caminhos para a improvisação musical; o aluno aprenderá música de forma clara e precisa, dominando o instrumento através de exercícios técnicos e teóricos.

 

Com a mesma forma por mais de 150 anos, a harmônica o (mais conhecida como gaita de boca) tem sido usada numa grande série de contextos musicais. Devido ao tamanho reduzido, pode ser carregada para qualquer lugar, facilitando a prática instrumental. Atualmente atingiu um grande sucesso e adquiriu categoria de instrumento musical sério.

Compartilhe a Nossa Página!

COMO O SOM É PRODUZIDO EM UMA HARMÔNICA ou GAITA DE BOCA?

 

Aulas de Gaita de Boca Curitiba

A gaita possui em sua embocadura um conjunto de furos por onde o instrumentista sopra ou suga o ar. Devido ao seu pequeno tamanho, a gaita não possui caixa de ressonância. O gaitista pode usar as mãos em concha para produzir variações de intensidade. Quando executada em conjunto com outros instrumentos, é comum que ela seja amplificada eletronicamente. A gaita é bastante usada no blues, rock and roll, jazz e música clássica. Também são muito comuns os conjuntos compostos apenas de gaitas, as chamadas Orquestras de Harmônicas, que normalmente tocam músicas tradicionais ou folclóricas.

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

HISTÓRIA DA HARMÔNICA ou GAITA DE BOCA

 

A harmônica teve sua origem em um antigo instrumento chinês, o Sheng, que foi inventado há mais de cinco mil anos e que funciona pelo princípio de palhetas livres. Esta técnica de produção sonora gerou uma grande família de instrumentos acionados por foles ou bombas de ar, como o acordeão e a melódica.

Em 1821 um relojoeiro alemão chamado Christian Ludwig Buschmann, inventou um instrumento semelhante à gaita atual com 15 palhetas e 10 cm de comprimento, mas esse instrumento foi encarado como um brinquedo e não foi considerado adequado para a execução musical.

 

 

Em 1857 um outro relojoeiro alemão, Matthias Hohner, começou a fabricar as chamadas harpas de boca com 10 furos. O instrumento passou a vender muito bem na Alemanha, França, Itália e nos Estados Unidos.

Na Europa a gaita se tornou um instrumento muito popular na música folclórica e surgiram bandas e orquestras especializadas neste instrumento. Nos Estados Unidos foi muito utilizada na música country. Com o surgimento do blues no início do século XX, a gaita chegou ao seu auge e daí garantiu a participação em outros gêneros musicais, como jazz, folk music, rock and roll e até na música clássica.

 

Agora que você conhece mais sobre este instrumento, Agende a sua Aula de Harmônica Experimental Gratuita na Escola Dó Maior.

Aulas Cortesias

 

Para aqueles que ingressaram em nossa instituição,e independente do curso que façam, disponibilizamos aulas cortesias de Teoria Musical, prática de Canto Coletivo, prática de Orquestra ou prática de Banda.

O compromisso da nossa escola é despertar em nossos alunos o gosto pela música e o compromisso de formar músicos completos e capacitados, independe de suas escolhas futuras.

Agende uma aula experimental GRATUITA!

× Como posso te ajudar?