Pandeiro

Aulas de Pandeiro em Curitiba – Curso de Pandeiro Escola Dó Maior

As aulas de pandeiro têm como objetivo transmitir os conceitos para aqueles que nunca tiveram contato com o instrumento ou para aqueles que possuem algumas noções e que desejam aperfeiçoar as suas técnicas, abordando alguns conteúdos como: postura, partes do pandeiro, toques, técnicas para mão direita e esquerda, e ritmos básicos como: Samba, choro e samba canção.

 

Os assuntos são demonstrados pausadamente e em três velocidades, baixa, média e rápida para o aluno compreender e fixar os conteúdos. Utilizamos a partitura e tablatura para leitura, sendo utilizada através de números para facilitar a leitura.

Compartilhe a Nossa Página!

COMO O SOM É PRODUZIDO EM UM PANDEIRO?

 

Aulas de Pandeiro Curitiba

O pandeiro é um instrumento musical de percussão. Ele é composto de um aro de madeira sobre o qual é esticada uma pele (de cabra ou de material sintético). Ao redor do aro, estão inseridas rodelas de metal (soalhas).

O pandeiro pode ser tocado de várias maneiras, por exemplo, uma mão segura o instrumento, a outra faz a percussão, bastando para isso bater com a palma, o pulso e os dedos.

 

A maneira de bater faz muita diferença e é por causa dela que o som emitido pode ser curto e seco ou longo e floreado, ao bater no pandeiro, soam também as soalhas.

O pandeiro pode também só ser sacudido, para fazer apenas as soalhas soarem. Sua versatilidade cria possibilidades de tocá-lo de maneiras diversas, o que torna o pandeiro um instrumento apreciado por muitos músicos.

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

HISTÓRIA DO PANDEIRO

 

Utilizado em vários ritmos musicais diferentes, o pandeiro está relacionado diretamente à cultura afro-brasileira, mas sua origem remonta há muitos séculos atrás. O pandeiro é conhecido por muitos como panderola ou tamborim, tendo vindo ao Brasil trazido pelos portugueses. O instrumento entrou na Península Ibérica ( Espanha e Portugal) pelas mãos dos Mulçumanos, quando estes invadiram a região. Porém, a origem deste instrumento com certeza remonta da época antes de Cristo, conhecida, provavelmente, por todas as civilizações do Oriente Médio.

 

A origem da palavra pandeiro, segundo algumas fontes, seria do Espanhol PANDERO, que teria vindo do Grego PANDOURION, espécie de instrumento de corda, aplicado também a outros instrumentos.

 

Quando surgiu o choro, o pandeiro veio dar o toque final ao ritmo, inicialmente executado ao piano e instrumentos de corda e de sopro.

 

Agora que você conhece mais sobre este instrumento, Agende a sua Aula de Pandeiro Experimental Gratuita na Escola Dó Maior.

Aulas Cortesias

 

Para aqueles que ingressaram em nossa instituição,e independente do curso que façam, disponibilizamos aulas cortesias de Teoria Musical, prática de Canto Coletivo, prática de Orquestra ou prática de Banda.

O compromisso da nossa escola é despertar em nossos alunos o gosto pela música e o compromisso de formar músicos completos e capacitados, independe de suas escolhas futuras.

Agende uma aula experimental GRATUITA!

Salvar

× Como posso te ajudar?